thumbnail

1421 - O Ano em que a China Descobriu o Mundo


"1421 O ano em que a China descobriu a América"



Em 2002, o inglês Gavin Menzies chocou o mundo ao afirmar que uma frota de 300 navios, liderada pelo chinês Zheng He, teria descoberto a América, 70 anos antes de Colombo. Agora, à luz dos indícios que ele apresentou, especialistas do mundo todo discutem se isso seria possível.
As façanhas de Zheng He não são novidade: sabe-se que de 1405 a 1433 os chineses exploraram todo o oceano Índico, o mar da Arábia e a costa oriental da África. “Escavações no Quênia encontraram restos de porcelanas chinesas do século 15, raras até mesmo na China”, diz o historiador Geoff Wade, da Universidade de Cingapura, um dos maiores especialistas no período Ming. Essas viagens são consideradas, hoje, uma das maiores expedições marítimas de todos os tempos. Em 2002, no entanto, um almirante aposentado da Marinha inglesa e pesquisador naval nas horas vagas, Gavin Menzies, lançou o polêmico 1421 – The Year that China Discovered América, (“1421 – O Ano em que a China Descobriu a América”)

Baseado neste estudo foi criado o Livro 1421 - O Ano em que a China Descobriu o Mundo (Cód: 1563321) Menzies, Gavin    Editora Bertrand Brasil

Descrição

Em 8 de março de 1421, a maior esquadra jamais vista pelo mundo zarpou de sua base na China. Os navios, gigantescos juncos de quase 150 metros de comprimento, construídos com a mais selecionada madeira de teça, eram capitaneados pelos leais almirantes eunucos do Imperador Zhu Di. Sua missão era 'seguir até os confins da terra para recolher tributos dos bárbaros de além-mar'. Sua jornada duraria mais de dois anos: os navios chineses, assim, aportaram na América 70 anos antes de Colombo, circunavegaram o globo um século antes de Magalhães, descobriram a Antártida, chegaram à Austrália 320 anos antes de Cook e solucionaram o problema da longitude 300 anos antes dos europeus. Toda essa história vem à tona no livro '1421 - O Ano em que a China Descobriu o Mundo', bestseller mundial escrito por Gavin Menzies após longos anos de pesquisas.
Quando a frota retornou à China, Zhu Di perdeu o poder, e a China iniciou um longo período, por ela mesma imposto, de isolamento do mundo que tão recentemente circundara. Os grandes navios apodreceram em seus ancoradouros, e os registros de suas viagens foram destruídos. Perdeu-se assim o conhecimento de toda essa jornada pioneira ao redor do planeta.

Conhecimentos perdidos "O mapa de Piri Reis"

Nos seus dias, Piri Reis foi figura bem conhecida. Não há a menor dúvida sobre sua identidade histórica. Almirante na marinha de guerra dos turcos otomanos participou, em meados do século XVI, não raro, no lado vencedor de numerosas batalhas navais. Era, além disso, considerado especialista nas terras do Mediterrâneo, e escreveu um livro de navegação famoso, o Kitabi Bahriye, onde constava uma descrição completa das costas, ancoradouros, correntes, baixos, pontos de desembarque, baías e estreitos dos mares Egeu e Mediterrâneo. A despeito de uma carreira ilustre, caiu no desagrado de seus senhores e foi decapitado no ano 1554 ou 1555 d.C.



1421, O Ano em que a China Descobriu a América?, Novas Teorias

Quem Descobriu a América


Fontes: Saraiva & Youtube , Youtube2 , Youtube3 , Youtube4

Subscribe by Email

Follow Updates Articles from This Blog via Email

No Comments

Quem Somos:

Pesquisar Conteúdos Neste Site:

  • ()
  • ()
Mostrar mais