thumbnail

Os Riscos dos Alimentos Transgênicos à Saúde (Globo News)


Pesquisa com Milho transgênico causa câncer em ratos e reacende debates de Gigantes Mundiais do Agro


Entenda a Teoria de Defesa dos Transgênicos:




Alimentos transgênicos são seguros? | #InstanteBiotec 18

Os alimentos transgênicos, ou OGM, são comercializados e consumidos por nós há décadas. Ainda assim, muitas pessoas desconfiam se eles são mesmos seguros para nós. Vamos tirar essa dúvida e ver se eles são ou não perigosos e se existem evidências que eles causam doenças como o câncer.



Transgênico causa câncer ???



Transgênico causa câncer?

Observação e Teória do Mal presente neste experimento: Comentário Danilo Lima 4 anos atrás

Cara, o que faz mal não é o alimento ser transgênico, e sim os agrotóxicos utilizados nos mesmos. Alimento transgênico nada mais é do que o alimento que sofreu (ou que foi induzido a) uma mutação.
O problema nisso é que empresas como a monsanto, visando assegurar a morte de pragas e triunfo da plantação, modifica sementes de forma que elas se tornem mais resistentes aos agrotóxicos da monsanto, para então utilizar esses agrotóxicos potentes sem que a planta morra. Ao mesmo tempo essa planta transgênica da monsanto só é capaz de se desenvolver com o fertilizante da monsanto. Então eles criam a patente dessa semente, e lançam no mercado o kit da semente + fertilizante + agrotóxicos. Tudo Monsanto.
Os bancos que dão incentivos a agricultores muitas vezes adotam essa regra de financiar a cultura apenas se o agricultor utilizar o kit de grandes empresas como a monsanto. Então o mundo vai sendo dominado por sementes patenteadas e produtos entupidos de agrotóxicos.
Esses são alguns dos poucos problemas nisso que eu lembrei agora. Seu vídeo foi muito ruim e mal explicado, e você, como nutricionista, deveria ter mais responsabilidade de divulgar uma informação correta, porque nossa nação já é muito ignorante e não precisa ser ainda mais empurrada rumo ao abismo.
Recomendo a todos o documentário: "O mundo segundo a Monsanto". Documentário: O Mundo Segundo A Monsanto

Fonte:  Transgênico causa câncer?





             Imagens de ratinhos com imensos tumores inundaram a Europa no fim de setembro de 2016. Os animais foram alimentados por dois anos com uma espécie de milho transgênico por pesquisadores da Universidade de Caen, na França. Primeiro estudo de longo prazo feito com a semente NK603 — uma das mais vendidas do mundo —, ele retomou com toda a força o debate sobre os riscos desse tipo de alimento.
Na pesquisa, os ratinhos foram separados em grupos que comiam só milho transgênico, milho normal com herbicida ou transgênico com herbicida. A mortalidade entre essas cobaias foi até 3 vezes maior, no caso das fêmeas, em comparação com os animais do grupo de controle — que comiam milho normal e nada de herbicida.

O estudo foi publicado no Food and Chemical Toxicology Review, importante publicação científica, e acompanhou os animais por 24 meses, enquanto os testes para aprovar transgênicos costumam exigir apenas 3 meses. “Os primeiros grandes tumores apareceram entre o quarto e o sétimo mês, ressaltando que o padrão atual de triagem não é adequado”, dizem os autores da pesquisa, no artigo.
Parte da comunidade científica e os fabricantes de transgênicos, é claro, questionaram as conclusões da pesquisa. Alegam, por exemplo, que ela não descreve detalhadamente a dieta normal dos ratos de controle e inclui poucos animais nesse grupo. Por isso, a Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos pediu mais dados aos pesquisadores para emitir uma posição definitiva.

“O relatório deixa várias questões em aberto”, diz Helaine Carrer, professora da Escola Superior de Agricultura da USP, lembrando que os transgênicos estão há quase duas décadas no mercado. “Mas as consequências que o estudo levanta são suficientemente graves e não podem ser ignoradas.”
Bê-á-bá dos transgênicos
O que é?
Organismo com trechos de DNA de outra espécie inseridos no seu genoma via engenharia genética.

Como é aqui?
O Brasil é o segundo maior produtor mundial, entre 32 países. Cultivamos soja, milho e algodão modificados. Cerca de 80% da soja já possui algum gene mutante. Produtos com transgênicos devem ter selo de identificação.

A favor:
• Cria espécies mais resistentes, o que reduz o uso de pesticidas e aumenta a produtividade.
• Cria variedades “aditivadas”, com nutrientes adicionais.

Contra:
• Estimula uso excessivo de herbicidas, já que foram criadas plantas resistentes a eles.
• Pouco se sabe sobre seu efeito a longo prazo, para a saúde e o ambiente.



   Retrato da polêmica: Ratos chegaram a ter tumores do tamanho de bolas de pingue-pongue (Foto: AFP)




Fontes:

Revista Galileu

Euronews (Em português)

Twitter Carlos Minc 

Transgênico causa câncer?

InstanteBiotec Youtube

Referências:
Touyz LZG. Genetically modified foods, cancer, and diet: myths and reality. Curr Oncol, 20(2):e59-61, 2013. http://dx.doi.org/10.3747/co.20.1283

Salzberg S. Does genetically modified corn cause cancer? A flawed study fails to convince. Forbes, Pharma & Healthcar, 2012. http://ow.ly/4nhL0h

Séralini G-E, et al. RETRACTED: Long term toxicity of a Roundup herbicide and a Roundup-tolerant genetically modified maize. Food and Chemical Toxicology, 50(11):4221-4231, 2012. http://dx.doi.org/10.1016/j.fct.2012....

Zain Husain. "The Eyes of Nye - Genetically Modified Foods". Online video clip. YouTube. YouTube, 21 Sep. 2012. http://ow.ly/4nhMPs

Globo Rural. Agrônomos do ES trabalham para eliminar o mosaico do mamoeiro. G1, 2013. http://ow.ly/4nhM0D

Arney K. Claims that cancer is only a ‘modern, man-made disease’ are false and misleading. Cancer Research UK, 2010. http://ow.ly/4nhM4T

Thuswohl M. Legalizados há 10 anos, transgênicos vivem ‘apoteose’ no Brasil. Reporter Brasil, 2013. http://ow.ly/4nhMax

Secular Talk. "Neil deGrasse Tyson, Are GMOs Safe?" Online video clip. YouTube. YouTube, 31 Jul. 2014. http://ow.ly/4nhMhF

International Council for Science. New Genetics, Food and Agriculture: Scientific Discoveries – Societal Dilemmas. 56 pp, 2003. http://ow.ly/4nhMvn

World Health Organization. Frequently asked questions on genetically modified foods. 2014. http://ow.ly/4nhMHF















Subscribe by Email

Follow Updates Articles from This Blog via Email

No Comments

Quem Somos:

Pesquisar Conteúdos Neste Site:

  • ()
  • ()
Mostrar mais