thumbnail

PWM Simples Transistorizado

PWM Simples Transistorizado


Já vimos diversos circuitos eletrônicos de controladores PWM, mas este é bem simples pois usa apenas três transistores. O gerador de modulação por largura de pulso PWM (Pulse-Width Modulation)  é basicamente um gerador que fornece um sinal ou uma fonte de alimentação de modulação com uma razão cíclica que em nosso caso controla o valor da alimentação entregue à carga.


PWM Simples Transistorizado

Para ajustar a tensão de uma carga de forma conveniente é recomendável utilizar controladores com modulação por largura de pulso ( PWM ) . A vantagem destes controladores é que o transistor de saída opera num modo de comutação, e, assim, tem dois estados, um fechado e outro aberto.
Sabe-se que a maior parte do aquecimento que ocorre no transistor tem como origem quando ele está em estado semi-aberto, e com isso o transistor precisa de um dissipador de calor para dissipar sem problemas, isso não ocorre em nosso caso.
circuito eletrônico apresentado aqui é de um controlador com modulação por largura de pulso ( PWM )
super simples, é alimentado por uma fonte de alimentação de 12 Volts e uma corrente máxima de 10 Amperes.

O projeto eletrônico visto aqui é do site Russo Meandr, apesar da Russia ter numeração de transistor própria podemos substituir por componentes ocidentais. Já vimos um projeto russo no artigo Detector de metal Pirate que foi transcrito para componentes mais comuns.

PWM ajustável Simples



O funcionamento do circuito do PWM ajustável Simples é baseado em um multivibrador transistorizado. Os transistores VT1 e VT2 formar o multivibrador com ciclo de trabalho de pulso ajustável e frequência de 7 Khz.
Através do coletor do transistor VT2 os pulsos são aplicados ao transistor que vai fazer o chaveamento, no caso um transistor mosfet, VT3, que vai controlar a carga.
O ciclo de trabalho é ajustado pelo resistor variável, potenciômetro ou trimpot R4:
1. na posição mais à esquerda de seu cursor – pulsos no dispositivo de saída estreito (potência mínima)
2. no lado direito – pulsos de maior largura (potência máxima)

Este controlador PWM pode gerenciar dispositivos com fonte de alimentação de 12 Volts, como por exemplo  um motor CC .
O controlador funciona praticamente com qualquer dos transistores de baixa frequência, como no caso de VT1 e VT2 pode ser BC548 e o VT3 pode ser qualquer transistor mosfet de uso geral e baixa frequência, respeitando sua corrente.

Acima a placa de circuito impresso e sua ligação em duas versões, a primeira ligação simples e a segunda usando mais um transistor para aumentar a corrente controlada.
Segundo o desenvolvedor ao acrescentar um outro transistor mais potente, a carga  a ser controlada pode ter uma corrente muito maior.





Fonte ] Autor: A. Gilvanov m.Kushva Site










Subscribe by Email

Follow Updates Articles from This Blog via Email

No Comments

Quem Somos:

Pesquisar Conteúdos Neste Site:

  • ()
  • ()
Mostrar mais